Inserção de grandes empreendimentos

13/11/2012
COMPARTILHE

A instalação de grandes projetos de infraestrutura e energia no interior do Brasil, em especial na Amazônia, é uma resposta às demandas de crescimento do país que gera preocupação quanto aos impactos sobre o meio ambiente e as comunidades humanas que vivem nas regiões onde esses grandes empreendimentos são instalados.

A chegada de grandes empreendimentos alimenta esperanças e temores entre os cidadãos locais, pois ao mesmo tempo em que suscita expectativas positivas quanto aos recursos financeiros e seus efeitos sobre a economia regional, o empreendimento também pode resultar em impactos negativos para a população, como degradação dos recursos naturais, expansão populacional e urbana, desigualdade social, entre outros pontos.

Algumas empresas responsáveis por esses empreendimentos têm buscado práticas que vão além das obrigações previstas em lei, incorporando a sustentabilidade em suas operações internas e na relação com as populações locais e com o meio ambiente. Ainda assim, poucas são as experiências inovadoras que apoiam o desenvolvimento local sustentável, especialmente em regiões de complicada configuração socioambiental.

O projeto "Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos" procura mudar esta realidade, inserindo o tema do desenvolvimento local na estratégia de negócio das empresas responsáveis por estes empreendimentos, articulando-as e trazendo-as para o debate público sobre os desafios e as possibilidades de um desenvolvimento sustentável social e ambientalmente para as regiões onde elas se inserem, em especial no interior do Brasil.