Revista Página22 :: ed. 51 (abril/2011)

Democracia à brasileira
COMPARTILHE

EDITORIAL - E a nossa democracia?

Para abrir Orientalismo, escrito em 1978, Edward Said pinçou uma frase do livro O 18 Brumário de Luís Bonaparte, em que Karl Marx escreve: “Eles não podem representar a si mesmos, devem ser representados”. Com maestria e por meio de ampla pesquisa histórica, Said demonstra em que medida o Oriente é uma invenção ocidental, na busca de uma diferenciação mais que geográfica para selar os povos ao Leste da Europa com o carimbo do exotismo e da inferioridade, com fins de dominação.

Trinta e três anos depois, Said, se vivo fosse, possivelmente teria sido um dos primeiros nomes procurados pelos jornalistas de todo o mundo. O que ele diria dos movimentos que sacodem os países árabes, alteram o jogo mundial de forças e nos fazem refletir sobre a democracia?

Nesta reflexão sobre o melhor regime de organização política já inventado (apesar de suas imperfeições), Página22 traz sua contribuição ao propor a seguinte pergunta: a democracia brasileira é um bom exemplo a ser seguido por outros países? Ou, antes disso: a qualidade de nossas práticas democráticas tem sido satisfatória?

Três reportagens nesta edição dão algumas pistas. Uma mostra as dificuldades dos sistemas participativos, incensados como um estágio mais avançado da democracia, mas que têm muito a melhorar em efetividade. A outra mostra como o debate sobre questões estruturais, definidoras da vida dos brasileiros e do desenvolvimento do País, é pouco aberto para a participação popular, ao mesmo tempo que obras de grande porte são impostas à revelia de diversos grupos da sociedade. E a terceira situa o Brasil nos últimos lugares em matéria de acesso à informação pública. Aqui, avançamos na representação. Mas e quanto à participação?

Desejamos uma boa leitura, agora com um novo projeto gráfico, mais limpo, moderno e arejado, sob assinatura do editor de Arte Marco Cançado, e valiosa orientação do designer gráfico Rico Lins.

Acesso à publicação


Mais lidos

Nenhum post encontrado.